Governo Federal destina mais de 88 milhões para Osasco e obras de combate as enchentes avançam



As obras de urbanização integrada do Rochdale, maior projeto de infraestrutura, saneamento e combate às enchentes da história de Osasco, ganhou fôlego na gestão do prefeito Rogério Lins e chega a maio de 2022 com importantes marcas. A canalização do Braço Morto do Rio Tietê, uma de suas principais intervenções, já está 85% concluída, no trecho entre a Avenida Presidente Kennedy e as proximidades do piscinão do Rochdale. Serão, ao todo, 2,5 quilômetros de leito canalizado. Mas, ainda em andamento, a obra já mostra sua eficácia. Não houve, durante o período de chuvas entre o final do ano passado e o início deste ano, a ocorrência de grandes enchentes, que tanto marcaram a história do bairro e região. O projeto, realizado pela Secretaria de Habitação, envolve ainda outras importantes obras, que vão atender também o Jardim Aliança e o Canaã e seguem em ritmo acelerado. Dentre elas, a abertura da avenida Transversal Norte, que está sendo implantada às margens do córrego canalizado e vai ligar as avenidas Presidente Kennedy e Presidente Médici, criando uma alternativa à Avenida Getúlio Vargas.



Ela faz parte da reformulação de todo o sistema viário da região, incluindo pavimentação de ruas e vielas. Já são 50% de sistema viário pavimentado – de um total de 45.000 m², e 65% de guias e sarjetas implantadas, de um total de 12.000 m. O sistema viário da região, que será dotado de sinalização, lombo-faixas e semáforos, vai ganhar ainda uma ciclovia de 5 quilômetros de extensão e pontes sobre o Braço Morto, que vão facilitar a mobilidade urbana, inclusive para o transporte público, entre os 3 bairros. “Sabemos da importância desses investimentos para o município e para os moradores da região. Com toda a infraestrutura desse pacote de intervenções, temos certeza de que estamos no caminho certo, valorizando as famílias e garantindo melhor qualidade de vida a todos”, disse o prefeito de Osasco, Rogério Lins. “Esse conjunto de obras têm como objetivo principal garantir mais qualidade de vida à população de toda a região. Por isso, tão importante quanto a canalização e o sistema viário, foi a conclusão do prédio que vai abrigar a Fábrica da Cultura 4.0, que vai levar atividades culturais e de lazer aos moradores”, explica o secretário de Habitação, Pedro Sotero, referindo-se à parceria com o Secretaria Municipal de Cultura, o governo do Estado e a OS Poiesis para a implantação do equipamento público, onde serão oferecidos também cursos gratuitos nas áreas de inovação e tecnologia. No balanço geral, 56% das obras da urbanização integrada do Rochdale já estão concluídas.


Mas não para por aí. O projeto também inclui a construção de 200 unidades habitacionais para famílias que foram removidas de áreas de risco do próprio bairro e a regularização fundiária, já em andamento, de 2.400 lotes, casa de papel passado aos moradores. “Uma das principais determinações do prefeito Rogério Lins, na área habitacional, é que a gente leve melhorias às pessoas nos locais onde elas moram. Por isso, também vamos implantar praças de lazer, recreação e esportes, com espaços pet, academias ao ar livre, playgrounds e quadras poliesportivas por toda a região”, completa o secretário.


O projeto envolve ainda recuperação ambiental em mais de 50.000 m², com plantio de grama e mudas de diversas espécies de árvores. A urbanização integrada do Rochdale é uma parceria da prefeitura com o governo federal, envolvendo R$ 88 milhões em repasses, além de R$ 60 milhões em investimentos do município. Estão sendo beneficiadas 70 mil famílias diretamente e 200 mil indiretamente.


CONFIRA REPORTAGEM EXCLUSIVA



VEJA TAMBÉM:


ROCHDALE PRESTIGIA REUNIÃO DO MUTIRÃO AMOR POR OSASCO



Texto: Marco Borba Imagens: Marcelo Deck


Moradores do Jardim Rochdale e bairros vizinhos compareceram em grande número à Emef Professora Terezinha Martins Pereira para participar da reunião do “Mutirão Amor por Osasco” com o prefeito Rogério Lins e secretários municipais e apresentarem sugestões e demandas visando melhorias naquela região da zona Norte da cidade.

No mutirão são realizados serviços como poda de árvore, limpeza de bueiros e bocas de lobo, remoção de entulho e de veículos abandonados, e tapa-buraco.

No encontro, os moradores apresentaram, entre outros pedidos, recapeamento de algumas ruas, ampliação da quantidade de ônibus na linha 027 (Vila dos Remédios – Vila Yara) e no atendimento na Unidade Básica de Saúde do Rochdale. A alegação é de que o bairro concentra população bastante numerosa e a UBS recebe quantidade expressiva de pacientes de outros bairros. Sobre o transporte público, a reclamação é de que houve redução na quantidade de ônibus na linha 027, mesmo com a retomada das atividades, após o período de restrições da pandemia.

Rogério Lins determinou aos secretários das respectivas áreas que analisem as queixas e tomem providências para solucionar os casos.

Durante a reunião, o chefe do Executivo apresentou aos munícipes algumas melhorias já realizadas na cidade, como reforma de escolas e Unidades Básicas de Saúde, ampliação do efetivo da GCM, construção de novas creches, recapeamento de diversas ruas e avenidas na cidade, por meio do programa Asfalto Novo, instalação de lâmpadas de LED nas vias públicas e implantação do programa Nosso Futuro, de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social do município.

Informou ainda sobre ações que estão em andamento em diversas áreas, como canalização do Braço Morto do Rio Tietê, que beneficiará o Rochdale, Piratininga e Canaã; a construção, no Jardim Piratininga, do Hospital da Criança e da Mulher; e da maior creche do Brasil, o “Mundo da Criança”, com capacidade para 1.300 crianças. “A Educação é um dos pilares da nossa administração. Além da entrega de uniformes e mochilas, agora estamos licitando a compra de 23 mil computadores que as crianças poderão levar para casa. Será mais uma ferramenta (além das lousas e mesas digitais) para aumentar o aprendizado dos nossos alunos da rede municipal”, disse Lins.

Iniciado no dia 02/05 no Jardim D’Abril, o mutirão será realizado nas próximas semanas nas demais regiões do município.


NOVO FÓRUM DE OSASCO ESTÁ COM 75% DE OBRA CONCLUÍDA





Texto: Francine Maia Fotos: Marcelo Deck

As obras do novo Fórum da cidade, localizado na Avenida das Flores, nº 703, Jardim das Flores (ao lado do atual), foram vistoriadas na quarta-feira (25/5), pelo prefeito de Osasco, Rogério Lins, e pelo procurador-geral de Justiça, dr. Mario Sarrubbo. De acordo com o cronograma, o projeto está com 75% de obra concluída.

Com 13 andares, o edifício do Judiciário está instalado em uma área de 3.958 m² e passará a contar com mais 12 mil m², o que permitirá a concentração de diversos serviços e um local ainda mais adequado para o atendimento ao público. A Prefeitura assumiu a construção do novo Fórum em janeiro de 2020, que estava parada desde 2015.

Durante a visita, o secretário de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro, e membros da construtora responsável pela obra, apresentaram a evolução da construção e o cronograma para finalização.

“Estamos entrando na fase final da obra. A parte estrutural está pronta e as instalações hidráulicas e elétricas estão finalizadas. Agora iniciaremos a fachada, na parte externa do prédio, além da colocação de divisórias, portas, janelas e vidros. A previsão para entregar o que está no escopo da Prefeitura será no final de outubro, aí entra a parte do Tribunal de Justiça, como a instalação de lógica, colocação do forro e ar-condicionado”, explicou o secretário.

Também estiveram presentes na vistoria, dra. Jeanette Masutti Massa (procuradora-geral de Osasco), Éder Máximo (secretário de Comunicação), dr. José Carlos Cozenzo (subprocurador-geral de Justiça de Políticas Criminais), dr. Fernando Pereira da Silva (chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça), dr. Renato Kim Barbosa (chefe de Gabinete das Subprocuradorias-Gerais de Justiça de Políticas Criminais e de Políticas Cível e de Tutela Coletiva), os promotores de Justiça dr. Marco Antônio de Souza (secretário da Promotoria Criminal de Osasco e Promotor de Justiça), dr. Alexandre Nunes de Vincenti, dr. Gustavo Albano Dias da Silva, dr. Rodrigo Cesar Coccaro, dra. Ruth Katerine Anderson Pinheiro, dra. Silvia Tomaz Lourenço Moreno de Oliveira, dra. Stela Maris Gomes de Abreu Rima, entre outros.


7 visualizações0 comentário